sexta-feira, maio 02, 2008

Uma lição de história

Viveram-se grandes tempos em que o grande ‘rockstar’ Ozzy Osbourne subia a palcos do mundo acenando para o público com o gesto de ‘paz e amor’, viviam-se pois os anos 70. Black Sabbath estavam em palco. Grandes músicas, grandes concertos, grandes tempos se viveram nessa altura! O mundo, pura e simplesmente parava de rodar. Ainda hoje pára sempre que os oiço no meu walkman.

Em 1979 Osbourne foi convidado a sair da banda. Era o fim dos Black Sabbath, toda a gente o comentava. Ouviam-se rumores sobre um substituto. Um tal de Dio mas substituto não é a mesma coisa! Sabe-se que este Dio, Ronnie James Dio, pertencera a uma banda chamada Elf e que, em tempos, Dio com a sua banda, Elf, abriram um concerto de Deep Purple e mais tarde juntamente com alguns membros de Deep Purple formaram os Rainbow. Pouco mais se sabia naquela altura, hoje vocês têm a internet. Enfim!

Dio entra para os Black Sabbath, heavy metal, e o que é facto é que até impressionou e bastante. Dizia-se que chegava a ser melhor que o Osbourne mesmo. Pessoalmente eu sempre o achei. Continuando, entrou para os Black Sabbath e não querendo imitar Osbourne não podia subir ao palco e usar o seu gesto de ‘paz e amor’, não estava certo. Pensou e pensou e conta-se que, na terra da avó dele, quando encaravam a avó com mau-olhado a avó lhes devolvia o mau-olhado com um gesto. Gesto esse diferente dos que toda a gente via na altura. Dio gostou tanto do gesto que o adoptou e lhe deu a sua própria interpretação. Assim, subiu a palcos do mundo com os Black Sabbath, fez o seu gesto, hoje em dia o gesto do heavy metal, do metal e talvez ainda do rock e assim se imortalizou para sempre. Pela musica e pelo gesto.

Black Sabbath voltaram a fazer parar o mundo, ainda hoje o fazem, quando os oiço no meu walkman…

_|..|