Lembram-se? Aquele programa que nos iniciou na conversação online com os amigos. A espera pelo metralhar do modem de 56k, para aceder à internet. O desespero quando a net caía quando alguém se lembrava de telefonar lá para casa, ou quando inadvertidamente levantavam o auscultador do telefone, ou carregavam no botão de chamada do mesmo. Logo no momento em que a conversa online principiava a se tornar interessante.
Lembro-me dos códigos complicados que tinham que ser introduzidos para fazermos login no servidor, oninet se me recordo. E os canais engraçados a que íamos: o #mercado-negrao da malta, o #espr da secundária, o #enrolados_na_onda do querido.... depois aqueles mais generalistas estilo #faro ou #portugal, onde éramos assediados e interpelávamos com uns "olá", "m ou f", "dd tc?" e afins.
É dessa época a génese de alguns nicks, como turneira, bedwir, disident, yoplei, beauty, kbluea..
Havia quem tivesse umas variantes do programa, como o Scoop brasileiro, com frases românticas e dizeres filosóficos integrados (eu usava, mas porque facilitava o login =).
Depois veio o messenger da MS, mais sofisticado, com evoluções sucessivas de design, conteúdos e funções. Os jogos de Damas.. Mas mais privado.
Isto tudo a propósito de uma nova funcionalidade do messenger 9: os grupos!! A barra lateral com o nome das pessoas. Já existia a funcionalidade de convite para a conversação, mas é mais confortável ter os convites já feitos.
Boa ideia!