Hoje acordei com vontade de postar sobre musica, e nada melhor do que postar uma pequena crítica sobre a banda portuguesa que mais sucesso tem entre nós: os Xutos & Pontapés.
Para ser sincero não é uma banda que me faça morrer de amores, (apesar de ser sem duvida a banda que mais vezes vi ao vivo (devo referir que muitas delas quase obrigado...)), começando pelo som que eles fazem, classifico de Rock, não adiciono nenhum pre/sufixo ao termo, são simplesmente rock. O vocalista, o Tim, ninguém me consegue convencer que canta bem, muito pelo contrário, tem uma voz feia, e muito pouco trabalhada, se bem que admito ter sofrido melhoras com o tempo, mas experimentem ouvir uma gravação deles no inicio, também é baixista, mas não deslumbra. Depois temos o Zé Pedro, guitarrista e "personagem" da banda, eu ainda não percebi bem o papel dele, nos concertos parece um pavão (mas é certo que cria empatia), guitarra toca pouco (ou pelo menos não demonstra muito) é certo que é guitarra ritmica, mas mesmo assim... Depois temos o baterista Kalú, é um bom elemento, confere alguma potência ao som da banda. E por fim temos o cabeleira, gutarrista. Talvez o elemento menos reconhecido do grupo, mas sem sombra de duvidas o melhor, é um guitarrista de mão cheia, ao vivo ele dá um espectáculo á parte do resto da banda, eles fazem barulho com ritmo, o cabeleira transforma o barulho dos xutos (em algumas musicas) em verdadeiras "grandes malhas!!" (a "remar remar" é um exemplo disso), e se ainda vou aos concertos deles, é acima de tudo para o ver a actuar. Dou-lhes ainda o mérito de cantarem em português.
Resumindo, considero-os uma boa banda com um grande guitarrista.
PS: mais criticas virão...
16 comentários:
Eu gosto de Xutos, mas não te vou criticar, porque eu DETESTO U2... isto sim vai gerar críticas!hehehe
Lá esta, uma bela banda para se fazer uma critica, talvez a próxima. :D
Conocí a Xutos hace muchos años... junto a Rui Veloso, Peste & Sida, y otros (el disco Divergencias, M & os Samurais...). Todo en cinta o disco de vinilo.
Habréis adivinado que no soy portugués, pero que he andado un poco por allí, hace ya algún tiempo.
La verdad que me gustaba más Peste & Sida... por las letras radicales (Alcides Pinto...) y por la marcha imparable.
Morriña, nostalgia de mis viajes, de las noches a la vuelta escuchando vuestra música y bebiendo vinho verde...
Em Espanha também há boa musica, gosto de "heroes del silencio", muy bueno sonido!!
O blog atingiu proporções imensas!!! ate comentários em espanholll?????!!!! mto á frente!! mutchas gracias ombre!!! LOLOLOLOLOLOL desculpa mas eu tinha de tentar! ;) cumprimentos!!
ups, convinha falar do post! =P pá eu não gosto nem um bocado do grupo em questão! pá, mérito sim senhor cantar em Portugues mas não consigo gostar das musicas, não tenho o ouvido prai virado e o cerebro com vontade de ouvir isso! Contudo já fui a um concerto! ;)
Profesor Portillo: eres gallego? porque morriña se usa mucho in galicia...
morriña igual a saudade
No soy gallego, nací en Cádiz, una pequeña ciudad del sur, en Andalucía. Viví un año en Huelva, más cerca de la frontera, y he vivido muchos en Sevilla. La "morriña" ya la hemos introducido en muchos sitios en nuestra manera de hablar español. "Saudade" a nosotros nos suena a "soledad", y no a echar de menos (uno puede estar solo sin que le falte alguien).
Bueno, perdon, que ya me sale lo de profesor y me pongo a enseñar...
Boa noite, Tia Concha, y a los demás.
Precisamente, meu caro Gugas, é essa a ideia. concordas comigo?? :D
eu gosto d xutos!!
=D
os xutos usam sempre a mesma receita... o que é certo é que resulta...
Realmente, quem ouve uma ouve todas...
será que não há aqui nenhum fã de xutos para defender a honra do convento?!?!?!?!
joaoputo,
Foste elegido para entrares no desafio (da tia caramujo): OS TEUS 5 HÁBITOS MAIS ESTRANHOS"
Anda lá homem mostra lá as tuas "estranhezas"...
ps- esta cena dos desafios fora de control são uma seca... mas "estranhos" são sempre "estranhos"...
não faço a mais pequena ideia do que isso é mas e é por isso mesmo que aceitoo!! LOLOL vamos embora nessa!
Vanessa...
A DOR DE CORNO É FODIDA...
Enviar um comentário