domingo, novembro 13, 2005

Teoria Relativista de Einstein.


Pois é (eu de novo) =)

Teoria relativista, uma teoria vinda do nosso grande Einstein.

Eu não vou explicar a teoria vou apenas dar a conhecer alguns pontos da mesma (não quero roubar o protagonismo do Einstein) e dar a conhecer a minha opinião sobre esses pontos.

Resumindo, a teoria considera que a velocidade da luz ( C) é a “coisa” mais rápida do universo, é constante e tem o valor de 3E8 metros por segundo, sendo independente da velocidade do observador. Tens a formula da velocidade (V=d/t ,d = distancia, t = tempo) em que se substituíres V por C obterás (lolol) C=d/t, ou seja, já dá para te divertires um pouco a fazer uns cálculos marados, não interessa quais. Contudo até então a vel. max. era um valor variavel ou seja distância era constante e tempo tambem. Einstein lembrou-se de considerar que a vel. max . era constante e o que poderia variar era o tempo e distancia dependendo do referencial. (majorar o erro olhando o problema de outro modo)

Uma coisa que eu ainda não disse, mas prometo que vou dizer, é que esta teoria relativista envolve sempre pelo menos dois “locais” chamemos-lhe assim A e B por exemplo, pronto já disse. A velocidade, a distancia ou mesmo o tempo vão assumir valores diferentes para A e B porque o referencial de inércia escolhido é ou A ou B e assim sendo os valores do local não referencial são dependentes do local referencial, ou seja, são relativos a….

Outro ponto forte desta teoria é que as leis da física devem ser as mesmas em todos os referenciais de inércia.

Como consequência de C = constante e das leis da física serem iguais em todos os referencias temos que o tempo deixa de ser uma escala constante invariável (tipo um segundo é diferente ai no teu relógio estúpido e numa nave espacial que esteja a viajar perto de C,o segundo seria maior na nave)[dilatação do tempo] ou então a distância deixa de ser um escala invariável( tipo um metro deixa de ser um metro se se viajar perto de C, um metro seria menor na nave)[Contracção do espaço]. Podes verificar se é ou não verdade tendo “só” em conta a formula V= d/t.

Deixo ainda aqui um exemplo demonstrativo:

Qual a contracção do diâmetro da Terra para um astronauta que se encontre em repouso relativamente ao sol? (ele não está no sol, a velocidade dele tendo em conta o referencial sol é que é zero) o exercício diz ainda para nós considerarmos a terra como um bom referencial de inércia durante um curto intervalo de tempo. (raio terra = 6,37*10^6 metros e velocidade orbital da terra relativamente ao sol = 30 km/s)

(já influenciado pelos professores do técnico)

A resolução fica para trabalho de casa. =D (eu depois explico)

As formulas para a dilatação do tempo são t= t’/ [1-(V^2/C^2)]^1/2
e contracção do espaço, l = l’ [1-(V^2/C^2)]^1/2

para ajudar considerem diâmetro da terra igual a duas vezes o raio, lógico heinn?? ou seja Dt=2Rt, o que noutro referencial implica Dt=2(Rt-R’t). ;) Boa sorte.

A solução do problema é 6,37 cm, a terra passaria a ter 6 cm de diametro (aprox.).
Não é bonito?

Agora, eu no inicio falei em dar a minha opinião sobre tudo isto e basicamente o que eu quero desabafar convosco é que se tu fizeres amor à velocidade da luz, duas coisas podem acontecer. Aguentas mais tempo até te vires ;) é bom pra nós!! OU por contracção do espaço( repara se a terra tem 6,37E6 metros de raio e ficou com aprox. 3 cm) com esta relação tenta perceber qual o tamanho que a tua pila teria. Pois é mau né!! ainda bem que não conseguimos fazer amor com essa velocidade/rapidez, acho que tentamos igualar aumentando a frequência mas isso já faz parte de outro capitulo.

João Pereira.

5 comentários:

Jingle disse...

hmmm, mt técnico..diria msm institucionalsuperiormentetécnico!!!lolol
interesei-me particularmente pelo último parágrafo!!dá q pensar.. lol
hugs dude, keep on posting
=D

Gonçalo R. disse...

De facto era preocupante, meu deus fazer sexo á velocidade da luz seria constrangedor, a minha pila encolheria até ao 50 cm...

JP disse...

ha pois sabes bem ;)

Anónimo disse...

lolol!! k ideia marada!!fg!! kem é k s ia lembrar d estabelecer um
paralelismo assim?!?! Valeu pela originalidade ;p
***

JP disse...

há que fazer a introdução teórica (como alguns lhe chamam) do último paragrafo, que é o que realmente interessa aqui!! =D hugs povo