domingo, abril 30, 2006

Hoje acordei com vontade de postar sobre musica, e nada melhor do que postar uma pequena crítica sobre a banda portuguesa que mais sucesso tem entre nós: os Xutos & Pontapés.
Para ser sincero não é uma banda que me faça morrer de amores, (apesar de ser sem duvida a banda que mais vezes vi ao vivo (devo referir que muitas delas quase obrigado...)), começando pelo som que eles fazem, classifico de Rock, não adiciono nenhum pre/sufixo ao termo, são simplesmente rock. O vocalista, o Tim, ninguém me consegue convencer que canta bem, muito pelo contrário, tem uma voz feia, e muito pouco trabalhada, se bem que admito ter sofrido melhoras com o tempo, mas experimentem ouvir uma gravação deles no inicio, também é baixista, mas não deslumbra. Depois temos o Zé Pedro, guitarrista e "personagem" da banda, eu ainda não percebi bem o papel dele, nos concertos parece um pavão (mas é certo que cria empatia), guitarra toca pouco (ou pelo menos não demonstra muito) é certo que é guitarra ritmica, mas mesmo assim... Depois temos o baterista Kalú, é um bom elemento, confere alguma potência ao som da banda. E por fim temos o cabeleira, gutarrista. Talvez o elemento menos reconhecido do grupo, mas sem sombra de duvidas o melhor, é um guitarrista de mão cheia, ao vivo ele dá um espectáculo á parte do resto da banda, eles fazem barulho com ritmo, o cabeleira transforma o barulho dos xutos (em algumas musicas) em verdadeiras "grandes malhas!!" (a "remar remar" é um exemplo disso), e se ainda vou aos concertos deles, é acima de tudo para o ver a actuar. Dou-lhes ainda o mérito de cantarem em português.
Resumindo, considero-os uma boa banda com um grande guitarrista.
PS: mais criticas virão...

16 comentários:

Tia Concha disse...

Eu gosto de Xutos, mas não te vou criticar, porque eu DETESTO U2... isto sim vai gerar críticas!hehehe

Gonçalo R. disse...

Lá esta, uma bela banda para se fazer uma critica, talvez a próxima. :D

Profesor Portillo disse...

Conocí a Xutos hace muchos años... junto a Rui Veloso, Peste & Sida, y otros (el disco Divergencias, M & os Samurais...). Todo en cinta o disco de vinilo.
Habréis adivinado que no soy portugués, pero que he andado un poco por allí, hace ya algún tiempo.
La verdad que me gustaba más Peste & Sida... por las letras radicales (Alcides Pinto...) y por la marcha imparable.
Morriña, nostalgia de mis viajes, de las noches a la vuelta escuchando vuestra música y bebiendo vinho verde...

Gonçalo R. disse...

Em Espanha também há boa musica, gosto de "heroes del silencio", muy bueno sonido!!

JP disse...

O blog atingiu proporções imensas!!! ate comentários em espanholll?????!!!! mto á frente!! mutchas gracias ombre!!! LOLOLOLOLOLOL desculpa mas eu tinha de tentar! ;) cumprimentos!!
ups, convinha falar do post! =P pá eu não gosto nem um bocado do grupo em questão! pá, mérito sim senhor cantar em Portugues mas não consigo gostar das musicas, não tenho o ouvido prai virado e o cerebro com vontade de ouvir isso! Contudo já fui a um concerto! ;)

Tia Concha disse...

Profesor Portillo: eres gallego? porque morriña se usa mucho in galicia...

morriña igual a saudade

Profesor Portillo disse...

No soy gallego, nací en Cádiz, una pequeña ciudad del sur, en Andalucía. Viví un año en Huelva, más cerca de la frontera, y he vivido muchos en Sevilla. La "morriña" ya la hemos introducido en muchos sitios en nuestra manera de hablar español. "Saudade" a nosotros nos suena a "soledad", y no a echar de menos (uno puede estar solo sin que le falte alguien).
Bueno, perdon, que ya me sale lo de profesor y me pongo a enseñar...
Boa noite, Tia Concha, y a los demás.

Gonçalo R. disse...

Precisamente, meu caro Gugas, é essa a ideia. concordas comigo?? :D

Jingle disse...

eu gosto d xutos!!
=D

Unknown disse...

os xutos usam sempre a mesma receita... o que é certo é que resulta...

Tia Concha disse...

Realmente, quem ouve uma ouve todas...

Gonçalo R. disse...

será que não há aqui nenhum fã de xutos para defender a honra do convento?!?!?!?!

Tia Concha disse...

joaoputo,

Foste elegido para entrares no desafio (da tia caramujo): OS TEUS 5 HÁBITOS MAIS ESTRANHOS"

Anda lá homem mostra lá as tuas "estranhezas"...

ps- esta cena dos desafios fora de control são uma seca... mas "estranhos" são sempre "estranhos"...

JP disse...

não faço a mais pequena ideia do que isso é mas e é por isso mesmo que aceitoo!! LOLOL vamos embora nessa!

Tia Concha disse...

Vanessa...

Anónimo disse...

A DOR DE CORNO É FODIDA...