terça-feira, janeiro 23, 2007

Movimento pelo Nim!!

Esta questão do aborto é muito complicada... antes de mais, partilho da opinião de que só as mulheres deveriam votar neste referendo, pois são elas, em ultima instância, que devem tomar uma decisão.
Mas já que tenho que votar: sou a favor da despenalização, pois considero que a mulher deve ter o direito de decidir se tem condições para dar á luz uma criança, e não falo apenas de condições económicas e sociais, que devem ser tidas em muito boa conta, acima de tudo falo de condições psicológicas. Não acho justo que por um "acidente de percurso" a lei obrigue quem quer que seja a ter um filho, não será bom para a mãe, mas acima de tudo, para a criança que á partida não é desejada. Outra razão que me levará a votar Sim, são as histórias que ouvimos todos os dias de mulheres que vão a Espanha, sujeitar-se a abortos em condições muitas vezes abaixo de precárias, não quero imaginar o medo que passa no coração das familias que são obrigadas a recorrer ás tais clinicas espanholas. E por ultimo, será que um feto pode ser considerado um ser vivo??
Mas infelizmente, despenalizar pode não trazer só beneficios, se a legalização da interrupção voluntária da gravidez for por diante, aflige-me o facto de poder ser utilizada como um contraceptivo regular, se bem que não me parece que mulher nenhuma não tente evitar este metodo a todo o custo. Indo um pouco mais fundo na questão, o aborto, clinicamente falando, é uma cirugia simples, mas não deixa de requerer recursos humanos e num sistema nacional de saúde em que a média de espera para uma operação ronda os dois anos, como é que isso iria funcionar?? Será que vai haver resposta?? É que se a espera for demasiada, passamos a ter um homicidio.

PS: Este post não representa a posição do blog, apenas a minha opinião.

29 comentários:

Jingle disse...

..concordo integralmente.
não faltar dia 11!!
=)

Tia Concha disse...

MUITO BEMMM!

CONCORDO CONTIGO PLENAMENTE!

Eu acho que ninguém faz um aborto de ânimo leve, para mim é impensável, é uma decisão muito difícil, terível para uma mulher.

Eu COMO MULHER tenho o direito de interromper uma gravidez em segurança, com todas as condições, porque um aborto mal feito pode provocar danos irrevercíveis.

Porque uma mulher para engravidar ainda precisa do homem, o qual tem de ser responsabilizado juntamente com a mulher, porque GRANDE parte das vezes somos pressionadas pelo parceiro, o qual muitas vezes nem a acompanha para fazer o aborto, tendo de recorrer a familiares e a amigos.

E os contraceptivos falham...

Eu sou a prova disso, a minha mãe faz parte do 1% da população, a quem a pílula não funciona ( uma herança herdada pelas mulheres da minha família, para algumas de nós é um placebo, por isso, todos os cuidados são MUITO poucos... )

E assim nasceu a Tia Concha

E nunca precisei de terapia por causa disso!

Eu voto ao poder de escolha.

Tia Concha disse...

yopleiy não poderia dizer melhor, também subscrevo integralmente

JP disse...

eu concordo com o acima escrito (post) e faço dele "minhas palavras" ;)

...uma questão... despenalização até à 10ª semana certo?? 10ª porquê?? sim os orgãos e o coração e blablabla! Deixando de lado critérios religiosos e morais... se até aos 9 meses um "puto" não sente, não tem memória, não sabe o que é bom, etc etc etc porque não abrem a despenalização para 9 meses? ou vá 7 meses.

Outra! Um estudo realizado nos EUA provou que a legalização do aborto nos EUA(anos 90) foi a principal causa responsavel pela diminuição da criminalidade em varios dos seus estados.

Luciana disse...

questões pertinentes!! Muito bem!

Só não concordo com uma coisa,acho que os homens têm sim que votar...porque uma mulher não faz uma criança sozinha,o recurso ao aborto deve ser discutido entre o casal! Tudo bem,a mulher tem o poder final de decidir se quer realmente ter a criança ou não..mas a questão deve ser discutida pelos dois!

De resto,como foi dito..não é fácil para nenhuma mulher fazer um aborto,por isso penso que não vai ser usado como um contraceptivo regular!

Belo post!

Gonçalo R. disse...

Percebo o que queres dizer luciana, mas eu tenho a sensação, e falo por mim, que o homem não tem a noção da dimensão do que é, ou não, dar á luz uma criança, logo também não tem a noção do quão nocivo, ou não, o aborto pode ser para a mulher. Claro que penso que o homem tem que ter uma palavra a dizer, mas como tu, e muito bem, referiste, a mulher tem a ultima palavra.

Skinner disse...

este post parece sério e tudo... mas sim, concordo com (quaisi!!!) tudo.

Teremos o mesmo sentido de voto embora as mesmas reticencias...

Luciana disse...

Sim,isso é verdade Gonçalo..tens razão! Mas não podemos excluir a votação apenas a um género...ou estaríamos a voltar ao tempo em que as mulheres não tinham direito de voto(neste caso,seriam os homens). Fazemos todos parte da sociedade e por isso todos temos uma palavra a dizer... Entendes o que quero dizer? Esta é a minha opinião. Mas até concordo com a tua:)!

Jingle disse...

Quero que não hajam mulheres que se esvaiam em sangue até à morte.
Quero que não hajam mulheres que entrem na urgência a esvair-se em sangue antes da morte.
Quero que não haja denúncias das mulheres que entram na urgência a esvair-se em sangue.
Não quero que as mulheres que entram na urgência a esvair-se em sangue sejam presas.
Quero que a maternidade e a paternidade desejadas sejam defendidas pelo meu Estado.
Quero que o meu Estado defenda a Vida e a sua Dignidade.
Não quero que o meu Estado seja usado para prender mulheres e homens que não quiseram ter uma criança.
Quero que nasçam mais bebés gordos e felizes.
Quero que esses bebés sejam crianças felizes e melhores adultos do que os que somos agora.
Quero que um dia, o aborto não seja mais necessário.

Anónimo disse...

Como o próprio nome diz eu vim aki fazer o trabalho sujo.(Que até gosto)

Uma pergunta para todos os leitores, todos nós sabemos que a população vai envelhecendo, os nascimentos cada vez são menos, o nosso inteiro sistema financeiro e social entra em rotura pois não está preparado para estas novas barreiras....

Então o que é deveremos fazer para termos mais putos e para que estes tenham mais filhos e tudo viva feliz para sempre....

Fechamos maternidades (até sou a favor em certos aspectos) e aprovamos a despenalização do aborto (não sou a favor devido a vários aspectos)... POIS CLARO....

Pensemos lá um bocado cada vez temos menos filhos, estes nem terão filhos possivelmente... e porque... Carreira, vida social activa,escolhas pessoais, infertilidade ... Olha pro "#$%@::? com isso, porque todos sabemos que quando queremos tudo é compativél.

Porkê que eu não sou a favor do Aborto, olha eu digovos porque, basta ver o exemplo da pilula do dia seguinte, isto de um pessoa que sabe o que fala, a pilula era pra ser usada como contraceptivo de emergencia e so pra isso, pois e extremamente perigosa, porque o que as empresas farmaceuticas nao dizem é que a partir da 3 vez que se usa poderá ter danos irreversiveis, é hoje em dia usada para tudo e para nada, qualquer menina de 12 anos, sim 12 é a média de começo da vida sexual hoje em dia, assustem-se pois a vidinha já nao é tao simples, a menina de 12 anos faz sexo com o companheiro, e em vez de ir ao centro de saude à consulta e receber a pilula de graça, compra a do dia seguinte pois nao necessita de receita, e toma como se trata-se de um comprimido para a dor de cabeça. As meninas hoje em dia tomam como se fosse àgua, um contraceptivo que era de emergencia é agora de primeira linha.

Isto irá acontecer ao aborto devido a inexstencia duma consciencializaçao da importancia da vida, isto está a ser feito sem uma base de trabalho para informar e meter as pessoas a pensar um bocadinho (por mais dificil que seja, isto e tudo feito por pessoas com pouco ou nenhum interesse nas pessoas que fazem as leis e programas. Devido ao total desrespeito pela vida existente na nossa sociedade, o aborto passará de uma coisa de ultimo recurso para algo tao banal como comprar o pão de manhã (coisa que eu nao faço devido a ser um noctivago). Já estou mesmo a ver a Gilberta (nome ficticio) chega a casa e diz ao namorado "Olha estou grávida, acho que vou fazer um aborto, pois nao me apetece ter um filho pois necessito da promoçao no trabalho e do dinheiro extra pra comprar o descapotavel" o Joaquim (tambem ficticio) "Olha por mim tudo bem, vais la amanha e fazes isso, até me dá jeito"... Entretanto a vida de um ser humano... A VIDA... uma coisa sagrada ( e não, nao acredito em deus)
foi banalizada ao ponto mais ridiculo, direito a escolha sim aceito, direito ao desrespeito da vida, um dos dons mais fundamentais da nossa sociedade NÂO NEM PENSAR NISSO.

Antes que me começem a amaldiçoar quero que pensem bem e votem bem e em consciencia, eu nao sou contra o aborto ou a decisao das mulheres. Sou contra o que está a ser feito e nos moldes que está a se feito. Pois eu faço um apelo se não formos capaz de respeitar o direito a vida como e que seremos capazes de viver em harmonia e igualdade.

Abaixo a banalização da vida. Pensem bem, Votem em consicençia.

Nós não necessitamos apenas de dar o poder de decisão necesitamos também que as pessoas aprendam a decidir decentemente e com consciencia. A Vida é Sagrada e deverá ser respeitada como tal.Eu não chumbo só o aborto eu chumbo tudo akilo em que nos tornamos, nós somos máquinas em que já nada nos afecta, eu voto por uma mudança de metalidades não pela cowboiada que isto se vai tornar.

Retirome agora pro meu antro escuro pois já e quase de dia. Deixando um desejo de estar enganado, pois para variar eu estou certo e isto tem resultados horriveis pra todos.

Sr. Gasolina Chamusca Diabrete

Advogado do Diabo

Jingle disse...

Obrigado advogado do mafarrico pelo seu testemunho!!
Deixe-me só fazer notar que a alternativa do aborto é uma "easy way", um modo de mascarar o problema real que expôs! Mas infelizmente é o modo de disponibilizar as condições higiénicas, sanitárias e de segurança a TODA a população (..pelo menos perante a Lei). E havendo registo e estatística OFICIAIS das zonas de onde provêm os casais com filhos indesejados, será possível um maior Controlo sobre o mesmo, e o traçar de planos que o diminuam. Planos esses que passam sem dúvida pela Educação de um Povo, desde a mais terra idade, pois educar toda uma Sociedade adulta e envelhecida e de hábitos enraizados é bem mais complicado.
O aborto nunca será banalizado, deixará sempre sequelas psicológicas, e na pior das hipóteses, psiquiátricas nos Casais que a eles recorrem! E se for banalizado, que tipo de pais seriam aqueles??
Quem é o animal? Aquele que impôs uma gravidez a um casal e o levou a abortar fora da Lei (sim, porque não abortar nunca é alternativa) em condições precárias, recorrendo de qualquer modo ao nosso SNS, correndo risco de vida?? OU será aquele que Informa, Ouve o casal e Ajuda a tomar uma decisão, que faz o casal ter Consciência da situação, que às vezes até pode resultar numa mudança de opinião?
Um Cidadão Não pode ter Medo de ir ao Hospital!!
Educação e acompanhamento dos futuros cidadãos, não há...
Apoios a casais, são todos à base de esmola festiva..
Que tipo de Pai e Mãe serão aqueles que não querem ter um filho, que mantêm uma barriga por cumprimento e Obrigação da Lei?
Talvez um dia haja real protecção das famílias numerosas (não à custa de aumento de impostos sobre famílias de um só filho).
Talvez um dia todas as crianças possam ser felizes e desejadas!
Talvez um dia, haja Educação!
Não haver aborto, será assim tão Utópico?
Cumprimentos.

Tia Concha disse...

Advogado do Diabo

só te faço uma pergunta:

E porque é que o homem não sobe à barra do tribunal??????

Porque quem faz inseminação artificial não quer abortar! certo...

Anónimo disse...

Vejo então que concordamos em algo, eu como ja me expressei não sou contra os casais poderem escolher ter filhos ou não , sou é contra a falta de consciência presente na nossa sociedade, que infelizmente é a que temos.

Passo a explicar, será que o aborto é a unica forma de evitar ter filhos? À pois é, não é a unica é sim a ultima que deve ser tomada de um leque de escolhas variadas. Eu prefiro que as pessoas sejam livres de escolher e possam ter os cuidados de saude que lhes sao garantidos na constituição, mas é claro que como tudo em Portugal e no resto do mundo acaba por ser deturpado. A despenalização do Aborto acabará com a maioria dos abortos clandestinos e poupará vidas humanas, as das mães, mas e as dos filhos por nascer?? Voltando a questão essencial, o que eu kero é que antes que haja um despenalização quase total do aborto, haja um preparação da sociedade para isso. Porque isto passará a ser como vestir as meias de manhã meus senhores e senhoras, as pessoas banalizarão akilo que é um decisão dificil, quanto aos supostos remorsos e mazelas por ai, desculpem la que vos diga acordem la pra vidinha, porque quem deixa morrer pessoas ao frio e à fome na rua ta-se pouco barinbando pro puto que nao nasceu, nem sequer lhe vai ter que dar contas, isso custa um pouco ao principio, mas passado duas semanas e como o filme que viu a semana passada e já não interessa. O ser humano tem um potencialidade enorme pro esquecimento selectivo, todos sabemos isso.

Eu kero é que haja uma conscienlização e que as decisões sejam tomadas como deve ser, não porque epá não me apetece hoje, porque isso irá acontecer, porque temos que reconheçer despnabilizar o aborto é um passo muito importante, não deve ser tomado como uma decisão populista, que é o que está a acontecer, não se deixem enganar, eu prefiro que fique como está, a que se torna-ne a republica dos ananazes que isto ja é, nunca se deverá dar poder de decisão a alguem quando este não está preparado, pois as consequencias são nefastas.

Volto a referir eu não sou contra o Aborto, sou contra os moldes em que esta palhaçada está a ser feita, porque está a ser mal feita, estamos a dar um poder de decisão sobre a vida, a quem está a cagar-se pra isso, claro que haverão aqueles que usaram bem esse direito, mas claro existirá sempre os outros (infelizmente a maioria)que esbanjará e deturpará tudo (como sempre...), eu afirmo que sim devemos despenabilizar o Aborto, mas só depois de ganharmos juizinho.

Bom não vos prendo mais tenho de voltar la pra baixo que tenho o Fidel a chegar não tarda.

Cumprimentos e Larguras

Sr.Gasolina Chamusca Diabrete

Advogado do Diabo

Anónimo disse...

Respondendo à tia concha...

Pois nisso concordo pra ter um filho são preciso dois, eu concordo que ambos deverião ser julgados, daí defender uma actualização da lei, pois esta está complemtamente fora do contexto actual.

E sou o primeiro a reconhecer que nós homens somos os primeiros a fugir com o rabo a seringa quando se fala em filhos indesejados, acho que todos deveriamos ser cavalos marinhos por um dia que pra aprendermos. Ter filhos é uma daquelas experiencias que todos deveriamos ter, podia ser que assim olhassemos tudo de outra prespectiva.

Quanto a inseminação artificial, isso ja é outro assunto já tem a ver com infertilidade e isso são outras conversas.

Volto a referir não sou contra o Aborto, embora pareça que não é isso que estou a defender aqui.

Tenho alguem a porta quem será (sons Cubanos)


Sr. Gasolina Chamusca Diabrete

Advogado do Diabo

Gonçalo R. disse...

Mas shôr advogado, nos dia q correm, em q toda a gente diz que a sociedade etá a perder valores (não concordo com isto...), e que está em queda vertiginosa no abismo da decadência, acha que é a altura ideal para esperar que o povo ganhe juizo?? tb não concordo com a total liberalização do aborto, mas ter que esperar mais 20/30 anos para q as coisas mudem, para depois, os seus netos virem dizer o mesmo que "a sociedade n está preparada". Perfiro resolver já esta questão de uma vez, e depois quiçá ganhar o tal juizo, que penso q nunca chegará, pois apesar de tudo, o ser humano não é assim tão racional como tão orgulhosamente se auto-proclama.

Fartos cumprimentos a si e ao seu maléfico chefe.

PS: obrigado po agitar as águas!!

wanted disse...

Gonçalo,

Primeiro, sempre bom debater um assunto tão importante e que tanto vai alterar a sociedade. Preferia que o estivéssemos a dialogar na presença uns dos outros, mas dada a impossibilidade, assim o será. Já sabendo a minha opinião sobre o assunto, penso que o homem também deve intervir com o seu voto. Se por um lado percebo que o homem é o "primeiro a fugir com o rabo à seringa", também temos que ver o panorama inverso, no caso do filho ser pretendido pelo parceiro masculino e, no entanto, a Mulher pode pôr fim à vida que carrega, bastando para tal que o queira. Se pelo "Não" há diversos "grupos" de ideologias, pelo "Sim" também existem. Por um lado, baseado em declarações públicas dos apoiantes do "Sim", estão presentes os que são a favor do aborto. Sim, são a favor dessa prática. Desvalorizam por completo o ser humano, tratando a vida como se nada fosse. Ainda assim, dentro do mesmo voto, temos os que são a favor da despenalização. Pensam no aborto como um recurso, uma solução, não aconselhada, mas válida. Sejamos francos, o "Sim" arrasta uma total e incondicional prática do aborto. Ora, eu quero acreditar que a Mulher não fará esta intervenção com leviandade, sem ponderação e seriedade. Mas também não quero acreditar nas vidas que se perdem devido a droga, em prostituição, em homicídio. Mas existem, é uma realidade. Nos países em que se LIBERALIZOU o aborto, como seria de esperar, os abortos aumentaram drasticamente. Sim, sem dúvida que uma grande percentagem devido à parte clandestina que o deixou de ser. Agora vamos a factos: em Espanha ocorreram 91 000 abortos em 2005. Feitas as contas, de 2000 a 2005, o número de abortos ronda os 463 000(foram aumentando de ano para ano). O Luxemburgo tem 443 000 habitantes. Na Austrália, ocorrem 100 000 abortos/ano. O Governo vai tomar medidas para diminuir esse número, criando um programa de aconselhamento à gestação e prevenção do aborto, pois considera-o completamente excessivo. Na Rússia, tendo sido o país onde se primeiro LIBERALIZOU o aborto, o número dessa prática é superior ao dos nascimentos: 1.7 milhões de aborto por ano. São quase 5 000 abortos por dia.
Estes são os números. Reais, verdadeiros, elucidativos.

O voto no "Sim" vai conduzir Portugal para esta triste realidade. Hipoteticamente, se o "Sim" estiver em maioria no dia 11, penso que, sem grandes dúvidas, o próximo referendo será para extender o prazo, para as 18, 24 semanas, ou mesmo até aos 9 meses (legal nalguns países). Eu acredito no "Não". Um "Não" justo e livre. Livre para dar à Mulher o direito de prosseguir com a sua gravidez, com condições e apoio. Não sou eu que o digo, mas as pessoas de grande coragem que trabalham diariamente com jovens grávidas, desprotegidas, sem apoio. Esses grandes Portugueses, que ouvem as Mulheres e os seus sentimentos, esclarecem-nos dizendo que a Mulher prefere e deseja ter o seu filho. Eu pergunto: se uma Mulher que se sente acarinhada e protegida prefere e escolhe ser feliz com o ser humano que lhe está eternamente ligado, então vamos oferecer-LHES o fim?

O aborto clandestino não é de modo algum tolerável. Temos que disponibilizar todos os meios necessários para o suprimir. É com grande simplicidade e clareza que os apoiantes do "Sim" alegam que a LIBERALIZAÇÃO da IVG terminará com esse "pesadelo". Dizem também que as condições dessas "clínicas" são completamente inapropriadas, realizadas por pessoal incompetente. Como o sabem? Sem dúvida que são conhecidos múltiplos casos de jovens com agulhas, arames, pedaços de madeira dentro do útero. E estes casos corresponderão a 99% do total de abortos clandestinos, ou 1%? Não estou de maneira nenhuma a desvalorizar um só caso que fosse nestas condições, o facto só por si é infinitamente abominável.
Na Índia, onde é permitida a IVG, por cada aborto legal, ocorrem 10 clandestinos.

>LIBERALIZAÇÃO<

- "Num estudo realizado nos EUA, 72% das mulheres interrogadas afirmaram categoricamente que se o aborto fosse ilegal nunca o teriam feito. As restantes exprimiram dúvidas sobre se o teriam feito ou não. Somente 4% das interrogadas afirmaram que teriam feito o aborto ainda que ele fosse ilegal. (Cf. Aborted Women: Silent No More, David Reardon, Chicago, Loyola University Press, 1987.)"

>Morte da Mulher que aborta<

- "Descobriu-se recentemente que uma mulher aborta hoje e morre daqui a dez anos com um cancro da mama que nunca teria. Só nos EUA morrem 10 000 mulheres [http://www.prolife.org/ultimate/feature.html] por ano com cancro provocado por um aborto. São dez mil mortes reais, dez mil dramas genuínos"


O voto no "Não" assume a responsabilidade da solução. Se queremos um país moderno, na vanguarda dos direitos humanos e da igualdade e liberdade, então não cometamos um erro tão profundo e irreversível.



Espero que continuemos a debater este assunto tão importante, e que dia 11 prevaleça o voto da consciência e cada um.

http://aborto.aaldeia.net/abortoclandestino.htm
http://www.assimnao.org/ (O site vai sendo actualizado)

João Carias

Anónimo disse...

Sim sr. Assim até parecemos adultos a falar de coisas sérias. Eu axo k SIM.

Skinner disse...

Se é para ser sério, eu estou cá! Respeito as convicções de quem defende o "Não", convivo com várias pessoas que partilham essa corrente de opinião.

Uma das razoões porque votarei "Sim" é o facto de achar que a Mulher tem direito à escolha. Sinceramente não vejo grande interesse em ter que continuar a gerar uma criança apenas porque a Lei não permite a escolha. Penso que depois da IVG estar legalizada, então sim, invista-se em informação e acompanhamento psicológico e médico para desincentivar a IVG de ânimo leve. Mas que se salvaguarde quem acha que não pode dar as devidas condições e o verdadeiro Amor que um Filho merece.

Podem-me perguntar se eu gostava que a minha Mãe tivesse abortado. Eu respondo. Se não tivesse condições para me criar? Se fosse para me deixar num caixote do lixo ou à porta duma Igreja? Se tivesse que crescer como mais um que faz parte duma estatística num qualquer lar de acolhimento? Então podem ter a certeza, preferia que ela abortasse. Correndo o risco de cortar logo ali potenciais sonhos ou esperanças num futuro melhor mas matando também todo o sofrimento, solidão e consciência de rejeição.

Eu voto Sim.

(não parecia eu a falar pois não? :o Arre!)

Skinner disse...

Curioso...

http://tsf.sapo.pt/online/portugal/interior.asp?id_artigo=TSF177416

Só sou eu que não tenho pachorra para os métodos utilizados por facções da Igreja para demonstrarem os seus ideais?

Um pouco manipulativo não? Talvez ao nível habitual...

Gervasio disse...

Skinner, sem dúvida um acto condenavel.

Pergunto agora: e ter uma pergunta no referendo que não é sincera, não é, de certa forma, uma manipulação tão ou mais grave?

Note-se que com esta pergunta não estou a defender nenhum dos lados.

Reafirmo que não estou de acordo, de modo algum, com as cartas nas mochilas.

Jingle disse...

Concordo gervasio, a pergunta pode suscitar dúvidas e levar a manipulações com joguinhos semânticos.. Mas foi aprovada pelo Tribunal Constitucional ou Procuradoria Geral ou coisa que o valha.. e teve o aval do Presidente da República.
Quanto a essa história das cartas, os "cabecilhas" deviam ser de algum modo condenados, foi grave..

Tomo a liberdade de copiar a carta do meu prezado amigo Nuno Basílio, colega e compincha, uma reflexão de cariz informativo, a qual não me surpreende por já conhecer o carácter, grandiosidade e generosidade de espírito da sua personalidade! Foi a única carta que recebi com uma tomada de posição pública do próprio, esgrimindo argumentos e enviada a todos os seu contactos!! Eu não o fiz. Um grande abraço e obrigado pela partilha!!

Aconselho a que maximizem a janelinha do comentário! Cumprimentos =)

"
Caríssimos amigos, achei que em vésperas de referendo seria apropriado redigir estes mail para vos fazer chegar a minha opinião sobre o que se tem discutido. A minha opinião vale o que vale, como a de qualquer outra pessoa mas espero que pelo menos leiam este mail com atenção e que pensem bem antes de irem votar.

Tenho feito uma recolha dos vários argumentos e opiniões a favor do Não, de modo a meditar sobre eles e poder basear o meu voto com consciência. Por favor não se esqueçam que o se trata de Despenalizar e não Liberalizar. Não significa que se passe a considerar o aborto como uma simples operação cirúrgica como extrair um sinal, ou muito menos como um método contraceptivo. Todos temos que ter noção que o aborto traz riscos para a mulher além de que, como muitos defendem, está a eliminar uma potencial vida.

O primeiro e grande argumento do Não baseia-se em afirmarem que o embrião é já um ser vivo, que já tem o sistema nervoso formado (o que não é completamente verdade porque a maturação final do cérebro ainda está a ocorrer, apesar de haver actividade reflexa, ou seja, é o reflexo de retirar a mão quando nos picamos ou queimamos) e que é capaz de sentir. Primeiro que tudo, deixem-me dizer-vos que não se pode chamar a um embrião de 10 semanas um ser vivo, simplesmente porque sem estar ligado à mãe pela placenta ele não sobrevive (basta pensarem que só às 26 semanas é que os pulmões podem ser considerados funcionais, ou seja, um embrião com 10 semanas/2,5meses não sobrevive sem a mãe). Um ser vivo é um ser que tem independência fisiológica, nem que seja durante algumas horas ou dias, o que não acontece com um embrião de 10 semanas porque simplesmente morre se é separado da mãe. Por isso, da mesma maneira que a mãe tem liberdade para ingerir o que for, desde drogas a tabaco, tal como uma má alimentação, que prejudicam imensamente o crescimento do embrião, também é a elas que cabe decidirem se o embrião sobrevive até ao nascimento. Quanto ao argumento do embrião sentir, pode até ser verdade, não sei até que ponto ele sente mas considero que é uma razão razoável para uma mãe ou mesmo um médico não querer realizar um aborto quando podem existir outras soluções para o destino dessa mãe e do seu filho.

Outro dos argumentos do Não é que o embrião tem o direito de viver. Contudo, se uma gravidez é indesejada (não só pela mãe mas também pelo pai e respectiva família que não a apoiam) essa criança nunca vai ver, porque nem sequer faz parte da vida dessas pessoas, ninguém vai ficar feliz e começar a pensar num nome para a criança, ninguém vai começar a pensar que alterações de vida vão ter que ser feitas para receber essa criança e isso vai acabar em cerca de 99% das vezes em maus tratos, abandono a uma instituição onde basicamente vão ser só mais um...agora digam-me, será que um embrião merece não sofrer durante aqueles escassos segundos em que se realiza o acto de abortar para depois ir sofrer durante anos em instituições de adopção, ou na própria casa, sendo maltratado pelos pais, em 99% dos casos (e não se trata só de pancada ou violação, trata-se também de maus tratos psicológicos)? Agora, os defensores do Não querer manter o Aborto como um crime, QUANDO NEM SEQUER ADOPTAM!!! As pessoas que eu tenho visto a defenderem o Sim são pessoas que adoptaram já 1 ou 2 crianças e sabem porquê? Porque as crianças lhes contam histórias que passaram nos centros de adopção e que são mesmo aterradoras!!!
Isto leva-me a outro dos argumentos do Não: existem instituições de adopção, de ajuda às mães etc. etc. Tudo isso é verdade, mas muitas mães não sabem, muitas pessoas têm vergonha (por si ou porque a família as deita abaixo), basicamente porque existem ainda imensos tabus que existem porque o aborto é considerado crime, e logo a mãe é a criminosa. A capacidade das instituições é limitada e é manifestamente insuficiente para os casos que surgem (e todos sabemos disto), por isso o que acontece é que as crianças são "amontoadas" em instituições de adopção, onde basicamente são "só mais uma" (e não me venham dizer que isto é mentira porque quem o disser é hipócrita porque sabe tão bem como eu que isto é verdade). Agora, quem nasceu com o "cu virado para a lua" (para quem não sabe quer dizer "quem teve a sorte...") e teve uma família, uma casa, nunca lhe faltou a papinha, NÃO TEM DIREITO NENHUM A MANDAR PALPITES EGOÍSTAS SOBRE A VIDA DAS OUTRAS PESSOAS!!! É obvio que temos que melhorar tudo isto, temos que criar condições de ajuda às mães, mas muitos dos problemas que lhes surgem nós nem sabemos e sabem porquê? Porque é crime realizar um aborto e ninguém quer saber porque é que as mulheres decidem faze-lo.

Gostava também de referir outro argumento que recolhi e que defende o seguinte "é preciso apostar primeiro na prevenção antes de liberalizar". Pois eu digo-vos o seguinte, Já há educação sexual nas escolas, os centros de saúde tem consultas de planeamento familiar, distribuem preservativos, pílula... Mas a realidade é esta, poucas são as pessoas que ligam à prevenção, e toda a gente sabe disso. À quanto tempo é que todos nós sabemos que uma alimentação equilibrada se reflecte numa boa saúde??? E quantos de nós cumprem??? Por essa ordem de ideias vamos acabar com os hospitais, com os médicos, com o serviço de saúde, porque a função primária da maior parte das especialidades médicas é a prevenção, é ensinar as pessoas a tomarem conta de si e serem auto-suficientes em relação à sua saúde (sim pessoal, porque actualmente ser médico não é sinónimo de curandeiro!!!). Mas quem deixa de fumar por o médico dizer???. Mas vocês dizem, "eh pá mas as pessoas têm que ser responsáveis ou então responsabilizadas". Pois eu digo-vos "a minha liberdade acaba onde a liberdade do próximo começa" e eu não sou ninguém para incriminar uma mulher que decide fazer um aborto porque não sei as condições em que ela se encontra, desde físicas a psicológicas, e que a motivam a esse acto. Mas quem defende o Não ESTÁ A CAGAR-SE PARA AS MULHERES porque nem isso querem saber, porque prefere incriminar logo, apontar o dedo, nem dão espaço para que as mulheres exprimam aquilo que sentem na altura, os seus medos, as suas dúvidas. Há quem diga que o número de abortos vai aumentar caso acorra a despenalização. Mais uma vez, despenalizar não é vulgarizar...um aborto não é uma operação sem riscos, pode levar a infertilidade, mas a função de informar tem que ser feita e, no processo de decisão para a realização do aborto é essencial que o próprio médico tente perceber as razões da mulher. Contudo, se um mulher simplesmente "quer fazer um aborto por fazer ou porque não lhe apeteceu usar métodos contraceptivos", então essa mulher é uma inconsciente e é bem feito se ficar infértil porque nunca será uma boa mãe, nunca será ninguém responsável porque nem respeita algo que está dentro dela, que literalmente faz parte dela e depende dela. Mas creio que nesses casos os médicos devem poder proteger-se legalmente para não terem que realizar um aborto nessas condições se for contra a sua opinião.
Mas afinal de contas, alguém me sabe dizer ao certo porque é que uma mulher decide fazer um aborto? Alguém já ouviu alguma história verídica, contada pela própria pessoa? Escassas são aquelas que dizem, e quando dizem é apenas à família que não pode fazer nada em termos de sociedade para ajudar as mulheres que se possam encontrar na mesma situação.
Com a despenalização surgem várias vantagens que eu passo a referir para quem ainda não pensou nelas: 1) ao permitir que o aborto seja realizado num hospital, seguido por um médico, permite que a mulher tenha alguém a quem se socorrer, com quem falar, antes de tomar a verdadeira decisão. O médico é uma pessoa essencial e que pode ajudar muitíssimo a mulher, não só porque ela lhe transmite a situação em que está, como ele pode ajudá-la a falar com a família ou mesmo encaminha-la para uma instituição, que muitas vezes as mulheres desconhecem ou que não têm acesso. Nos casos de aborto clandestino, quem o realiza não se interessa pela mulher, interessa-se pelo dinheiro, e isso é que não é justo. 2) Ao despenalizar surge a oportunidade de ouvir as mulheres, de saber o que as motiva a irem realizam um aborto, o que se passou de verdade para chegarem até ali, E AI SIM PODEMOS TOMAR MEDIDAS PREVENTIVAS CADA VEZ MAIS EFICAZES PARA IMPEDIR QUE SE CHEGUE A UMA GRAVIDEZ INDESEJADA.

Já estou farto de escrever por isso fico-me por mais um último argumento: "os homens têm voto na matéria, uma mulher não pode decidir sozinha se quer ou não ter o filho". Mais uma vez hipocrisia. O homem é por definição o elemento produtor e ejaculador de esperma e a única coisa que sente é prazer durante o acto sexual. Mas vocês podem dizer "sem espermatozóide não há bebé!!!". É lógico que é um passo fundamental, mas da parte da mulher eu digo-vos quais são os passos fundamentais: 1) gerar o óvulo, 2) preparação do útero para a implantação do óvulo, 3) mudanças hormonais para manter o embrião, 4) fornecer os alimentos e oxigénio ao embrião, 5) ter todos os cuidados inerentes à gravidez para que não aconteça um aborto espontâneo, 6) parir (já nem falo de amamentar que é extremamente importante). Todos estes passos são fundamentais para que algum dia possa surgir um verdadeiro ser vivo capaz de sobreviver (até é a mãe que fornece ao embrião os primeiros anticorpos que ele têm!!!). Não é o homem que vai ter que faltar às aulas (provavelmente chumbar um ano) para ficar em casa nos últimos meses de gravidez, não é o homem que tem enjoos e que necessita de abdicar de uma data de coisas para que a gravidez corra pelo melhor, nem tão pouco é o homem que tem que ir para a sala de partos e sofrer aquelas dores todas que duram muito mais do que um pontapé nos testículos. Além do mais, é do conhecimento de todos que se os homens tivessem de facto testículos e coragem, e dissessem à mulher que abdicavam dos seus cursos, dos seus empregos durante o tempo necessário para cuidar do bebé, eu tenho a certeza que a maioria dos abortos que hoje se realizam nem sequer aconteciam (já para não falar do apoio essencial da família). Por isso considero hipócrita todo o homem que diz Não e incrimina a mulher, porque simplesmente não tem vergonha nenhuma de ser um sortudo e não ter que passar por tudo o que a mulher passa, e ainda tem a cara de pau de incriminar quem o faz. É uma vergonha. Porque se eu engravidar a minha namorada e lhe disser para não realizar o aborto, e que me responsabilizo pelo bebé e abdico do que for preciso para ficar com ele, eu acho que ela pensa duas vezes antes de o realizar sabendo que pode ser mais prejudicial para ela fazer do que não fazer. Trata-se de união entre as pessoas, de respeito e confiança, e isso meus amigos não se aprende na escola, nasce com a pessoa, aprende-se com a família e com a vida, com os amigos e com as experiências.

Pronto, aqui fica um pouco do que eu penso, claro que os argumentos multiplicam-se mas rondam todos a volta disto.
Qualquer coisa, seja para comentar ou seja para mandar cadeiras, digam, percam uns minutinhos e mandem-me o que acharem. Tentei convencer-vos, por a+b, as razões que globalmente me levam a considerar o Sim a melhor opção. É lógico que a opção ideal seria nem ter que se falar disto por o problema nem existir, mas ele existe e afecta, não só o embrião, como a criança que pode nascer e o que ela pode ou não sofrer quando nascer, mas também afecta e muito os pais, principalmente a mãe.
Pessoa desculpa se o meu dialecto mais científico ou médico feriu alguma mente mais sensível mas não era minha intenção chocar, simplesmente alertar para algumas coisa.

Portem-se e "protejam-se" lol
"

Gonçalo R. disse...

Concordo com quase tudo que o teu amigo diz, faço um reforço na ideia de o aborto "eliminar uma potencial vida", sublinhando com veemencia a palavra "potencial", e reforço aqui a minha opinião de que "o voto na matéria" do homem, neste referendo, n deveria ter tanto (ou mesmo algum...) peso como a opinião da mulher. Ela sim, é o centro desta questão, não é a tal coitadinha da criança que morre, e muito menos o homem, enquanto "ser ejaculador" que é.

Abraço, e continuemos o debate...

Skinner disse...

Nuno Basílio de facto tem personalidade e carisma, pelo que dá para ver por esse texto... se é como dizem, então fico satisfeito por ver que alguém pensa praticamente o mesmo que eu, principalmente na parte em que a criança apenas é uma estatística nos centros de acolhimento...

Anónimo disse...

Pois é para grande surpresa minha que após regressar do abismo(local de trabalho) vejo que este post tem sido muito participado. Mas tal tem-se verificado por todo o pais a medida que cada movimento cerra fileiras com o aproximar do dia 11.

Venho agora colocar algumas questões pertinentes aos apoiantes do sim (na esperança de causar mais distúrbios e confusão que é pra isso que me pagam).

Primeira questão, então se o no dia 11 o sim vencer, o aborto torna-se legal e passa a ser feito em unidades de saúde publicas, ok por enquanto, mas a questão é esta se as unidades já se encontram saturadas hoje em dia não acham que adicionar-lhes mais uns quantos milhares de pequenas cirurgias, (penso que se possa classificar o aborto dessa maneira, mas corrijam-me caso esteja enganado)seria assim demais, logo por essa lógica onde vão os abortos ser feitos, entidades privadas com certeza, que vão ganhar "rios" de dinheiro com isso. Porque essa tanga de a saúde é pra todos e muito bonita na constituição, mas na realidade não passa disso, de umas letras bonitas no papel. O SNS não está preparado para receber os Abortos caso este seja legalizado? ou está?

Quanto as crianças em questão na carta do sr. Nuno ele afirma que 99% das crianças que nascem não desejadas acabam por sofrer maus tratos e ir parar a instituições, sabem que mais, EU fui um acidente, mas tive pais que me assumiram e construíram uma vida do zero, sem quase apoio da família, e só não sou mais hoje em dia por minha causa, esses 99% não correspondem a realidade, verifiquem lá isso que vem que talvez seja 45-50%, as responsabilidade do filho começa antes do acto em si, numa era em que à mais métodos contraceptivos que marcas de água, penso que os "descuidos" podem ser evitados, para aquele 1% que não resulta, ai já concordo que haja a hipótese do aborto, mas como em ultimo recurso, não a bandalheira que se quer instaurar por ai, digo isto porque já sei o que a casa gasta e o que vai acontecer aqui na terra do zé tuga. O sexo é uma coisa boa, sim admitamos, é mais forte do que nós, mas por favor, se temos juizinho para andar a trocar fluidos, temos de ter juizinho para nos protegermos a nós e as outras pessoas e não me refiro só a DSTs, porque se não queremos ter um filho, tomamos medidas para evita-lo, não nos jogamos de cabeça e depois UPS, vai la fazer um aborto. Acho que se fôssemos todos um pouco mais responsáveis, muita da porcaria que fazemos era evitável, e não me estou a referir a abstinencia sexual, porque todos sabemos que isso é impossível ou quase impraticável. Como volto a frisar gostas de o fazer tens de saber atura-lo, um dos problemas e não é só relacionado com o aborto é que hoje em dia ninguém quer responsabilidades, apenas quer viver na boa só ligando as coisas quando estas lhes batem a porta. Como volto a frisar se todos fôssemos um pouco mais responsáveis muitas coisas mas eram evitáveis.

Outra coisa que me custa ver em todos nós, é que parece existir um total desrespeito pela vida, seja ela fetal ou já concluída, vejo que existe uma grande importância no respeito a mulher, mas em relação a criança vejo que ela não existe, relembro a todos que a vida é sagrada, seja ela em relação a uma criança (organismo pluricelular) ou de uma única célula, neste caso temos as bactérias, que causam milhares de mortos todos os anos por exemplo, estas são importantíssimas, mas o feto, como ainda não sentem já não merece ser sequer respeitado, pensem lá um bocadinho, trata-se de um ser vivo, em crescimento sim, mas é um ser vivo, devemos respeitar a vida.

Não quero ver mulheres presas porque cometeram o aborto, não isso não concordo, não quero ver vidas destruídas por causa de um acidente, quero sim ver pessoas que assumem o que fazem, que ao ter um problema tentam encontrar um solução, que tentam dar uma vida aos filhos mesmo que indesejados, que se responsabilizam pelas suas acções e tentam melhorar cada dia que se levantam. Porque para além de se tratar de uma escolha que envolve a vida de uma pessoa ou várias, o aborto é um desafio de responsabilidade, desafio este que a maioria dos portugueses não está preparado para enfrentar

E porque que não estamos preparados para esse desafio, eu digo-vos porque porque somos todos na maioria um bando de conformistas, eu incluído, o que quero dizer com isto é que todos nós somos responsáveis pelo estado da sociedade e do pais, não é o sistema não é a MTV (embora tenha a sua cota parte), somos nós todos, quantos de nós já foram capaz de realmente sacrificar a nossa liberdade ou privilégios para que outros possam melhorar a vida... Eu não, e disto tenho a maior das vergonhas, gostava de poder ser mais do que sou e mudar mais, mas o problema e que se for um a gritar não faz barulho, mas se forem 20 a gritar já não é assim, se em vez de ficarmos a ver as coisas acontecerem na TV e nos levantássemos da cadeirinha e fizéssemos algo as coisas eram bem melhores, se nos conformarmos em ser pisados uma vez que seja, da segunda vez não nos pisam os pés pisam-nos a cara. Bom já fugi ao tema (esse belo rapaz).

Só pra finalizar, não sou católico, não acredito em Deus, respeito a vida como ela é e como e feita, sou carnívoro com orgulho, como ovos às bateladas, por isso a comparação do feto do pinto e do humano para mim não convence eu não como seres humanos embora digam que é bastante nutriente. Eu não estou contra o direito de escolha das pessoas em terem filhos ou não podem fazê-lo, só que parece que ultimamente só existe o aborto pra isso, como costume o tuga quer é a forma mais simples e sem chatice e sempre à ultima hora ou consequência.

Eu estou e contra medidas populistas, manipulações para fins ilícitos, ocultação de pormenores, que quando revelados muda toda a concepção do problema, o aborto é uma coisa boa, mas não como eles querem fazer, eu digo não porque o que eles querem é impingir uma bandalheira. O sr. Sócrates teve a clareza de dizer que se o não ganhar, não a volta a trás, já não se fala mais no assunto e fica tudo na mesma, parece uma criancinha de 6 anos que faz birrinha quando não lhe fazem as vontades, quando a única unanimidade de opiniões e que a lei este obsoleta e necessite de ser actualizada ou alterada, quem pensa que esse sr. é, a vontade do povo pode mudar, cada vez vejo menos democracia e mais ditatorialismo por parte de esse senhor é um quer posso e mando, como dizia o poeta "Tal como nós os elegemos, podemos de lá tirá-los"

Volto então para o abismo sombrio, espero os vossos comentários e respostas

Sr.Gasolina Chamusca Diabrete

Advogado Do Diabo


P.S.- Acabaram-se os cumprimentos ficam só as Larguras lol. Cortes orçamentais...

Jingle disse...

Obrigado advogado! É bom ouvir de todos, para decidirmos em consciência.
E já todos ouviram os argumentos do Professor Marcelo?? A história da lei dissimulada já me soou mais a teoria da conspiração.. Fica aqui o link:

http://www.youtube.com/watch?v=LgECmHs92Vc&mode=related&search=

hugs
=)

Skinner disse...

Eis outro link com a opinião de alguém bem erudito da nossa sociedade...

http://www.youtube.com/watch?v=oMYzdf4t8IY

Bem Hajem \o

Tia Concha disse...

sobrinhos bom fim-de-semana...

brinquem muito!hehehe

fui

Marta da Cunha e Castro disse...

Mulheres ao poder!!

JP disse...

uma ajudita para chegar aos 30 comments =PP