terça-feira, julho 13, 2010

Optimus Alive 2010 - dia 9

Neste post não há humor nem reflexão. Há gabarolice. E alguma crítica muito parcial. Em primeiro lugar, a gabarolice explícita: eu fui ver Deftones ao Optimus Alive 2010! Quanto à crítica enviesada, arrisco-me a dizer que foi o melhor concerto do festival, até porque foi o único que pode contar comigo na plateia (mais gabarolice). Lembro-me perfeitamente de me virar constantemente para os meus companheiros de mosh e dizer coisas do género "brutal!", "os gajos vieram para partir esta m***a toda!", "a voz do Chino (Moreno) está espectacular, melhor do que nunca!", "acto sexual que estes gajos estão a tocar pa orgão sexual masculino!" e outras coisas acabadas em "!". Entretanto vi o vídeo (disponibilizado pela Sic Radical) das primeiras cinco músicas do concerto... Conclusões: afinal a voz do Chino Moreno está ainda mais esganiçada do que antes; o guitarrista mandou um prego descomunal no início da "My Own Summer"; os Deftones estão por aí, bem vivos e continuam a fazer música boa e personalizada; não sei se estão melhores do que nunca, mas não estão nada mal; Sérgio Vega, o baixista substituto (que, por razões óbvias, espero que não fique na banda por muito tempo), está ainda melhor do que quando andava pelos Quicksand; o baterista Abe Cunningham é uma máquina criativa, requintada e anti-cliché, como se pode ver aqui, aqui e/ou aqui (atenção aos detalhes, às coisas que quase não se ouvem, à precisão e controlo, às variações de tempo e ...); parti os óculos no mosh, mas felizmente consegui repará-los; o concerto foi efectivamente brutal, mas moderadamente curto; os gajos vieram para rebentar com o público do Alive e, acho eu, receberam uma boa réplica da parte do mesmo; fico à espera do próximo concerto, desta vez em palco próprio e com Mastodon a abrir (ou a fechar, é igual).
Relativamente ao resto do dia, Mão Morta deram um bom concerto num fim de dia cheio de luz, enquanto num dos palcos menores tocavam os PAUS (...), uma banda jeitosa, composta por pessoal dos Linda Martini (o baterista), Riding Pânico/If Lucy Fell (baixista e teclista) e onde o ex-vocalista de Vicious Five toca bateria (repararam que há dois bateristas? E tocam numa bateria siamesa). A ver.
De Manic Street Preachers (MSP) não posso dizer grande coisa porque não ; não posso é deixar de dizer que quando os Gossip começaram a tocar no palco secundário (ainda os MSP estavam a meio da actuação) houve um movimento descontrolado de pitas Morangas, cromos de Cascais e gente normal do palco principal para o supramencionado (pimbas!) palco secundário (banda da moda + festival da moda = isto). Arrisco-me a dizer (como muitos outros rebeldes fizeram!) que os Gossip tiverem uma assistência mais do que digna do palco principal. Eu achei aborrecido, mas também não ouvi muita coisa.
Finalmente, Skunk Anansie. Confesso que até tinha interesse em ver o concerto, mas ao fim de quatro músicas tive que abandonar a frente de ataque porque a seca era grande e a dor de pernas e costas maior (a idade não perdoa). Acho que fiz bem.
E por aqui me fico. Se alguma das três pessoas que ainda lê este blog foi lá neste dia, chute, estou curioso para ouvir outras opiniões.

P.S.: Colegas Palavreiros e Alivers, incito-os a fazer critica aos restantes dias, caso tenham ido a algum (eu sei que sim :). Sem pressão!

5 comentários:

Gonçalo R. disse...

A gorda dos gossip tem um vozeirão, pelo menos na rádio...

Boa review!:D

pode ser q faça a do concerto de Pearl Jam

A.Pessoa disse...

Pois tem, e parece que se despe em palco frequentemente (vá, fica em roupa interior). Infelizmente não tivemos direito a strip!

A.Pessoa disse...

Ah, faltou dizer que fico à espera da tua review! Sem pressão :)

Chato disse...

Escuta, escuta, vão mas é trabalhar oh... O Rastinhas não tem mais nada que fazer que ver bardajonas a se despir em publico, agora deu para cozinha Gormet queres ver. Se queres leitão vais comer há Bairrada tas a perceber, vai fazer alguma coisa útil pela sociedade tu. Descreve-me antes um strip no elefante branco era bem mais útil.

E o outro nem se fala, vai fazer reviewa ao orçamento de estado pode ser que isto vá para algum lado sem ser para o inferno. Bando de Malandros vão mas é trabalhar. Ah sou bueda maluco e jovem e vou para festivais. Vão mas é fazer algo útil pela sociedade pah.

Jingle disse...

Gostei mt d skunk anansie, a black niga careca tem uma genica catita, e uma voz, vá, digamos que boa e bonita!!

Gossip foi uma me*da de enchente, podiam ter trocado o palco c os MSP..

abraço