terça-feira, julho 27, 2010

7, 16, 33, 44, 102, 323, 741

O futebol é ridículo. Não é transparente nem justo, não promove a lealdade nem a honestidade, não é solidário (felizmente alguns jogadores são!), não exige inteligência nem educação. O futebol não ensina nada que valha a pena. E eu adoro futebol. Adoro jogar, gosto muito de ver e gosto de comentá-lo e discuti-lo, especialmente com benfiquistas ferrenhos. Hoje, no entanto, estou triste com o futebol; hoje é o dia em que o "Raúl do Real Madrid" já não é do Real Madrid.
Andei a preparar um texto volumoso a enumerar os títulos por ele ganhos e os que devia ter ganho, mas que (porque o futebol não é justo) não ganhou; onde dizia que, ao fim de 16 anos no mesmo clube, um dos últimos símbolos de lealdade e amor à camisola acaba de cair porque o amor do próprio pelo o futebol ainda é grande e o amor de outros pelas notas é ainda maior; onde dizia também que se não fosse a loucura "galáctica" dos dirigentes do Real Madrid, que não lhes trouxe, nem agora nem antes, resultados nenhuns (mas com o Mourinho até o Caldas S.C., ou mesmo o Sporting C.P.!, ganhava a a Liga dos Campeões...) e se calhar o Raúl também era neste momento campeão do mundo, o que seria um prémio mais do que merecido; onde desabafava a minha indignação pelo facto de um dos grandes génios do futebol, que merece honras dignas dos deuses deste desporto ter tido apenas direito a uma modesta despedida; e onde dizia que o idiota do Raúl, por muito que goste dele como jogador de futebol (não sei se este post é revelador, mas é um dos meus jogadores favoritos de sempre), é fã de tourada, caça e (pior!) é espanhol. Mas a meio da escrita cheguei a uma conclusão surpreendente: o futebol é ridículo. E eu sou igualmente (ou mais!) por estar genuína e razoavelmente afectado pelo facto de um jogador X que joga há Y anos no clube Z onde ganha cerca de W euros ter saído do dito clube e não para acabar a carreira, mas sim para ir ganhar V <= W no clube U. Assim sendo, vou esconder a minha tristeza idiota (partilhada por muitos outros fãns de futebol) e deixo aqui um vídeo com alguns dos muitos golos deste grande jogador para que os que são sensíveis à beleza do futebol me compreendam um bocadinho melhor:



P.S.: Este post não faz jus às qualidades futebolísticas deste Senhor da bola. Para tal teria que dedicar semanas a escrevê-lo. Em jeito de resumo, para mim, este é um dos jogadores mais inteligentes de sempre, possuidor de uma classe ímpar e de uma capacidade técnica extraordinária. Tem um palmarés invejável a todos os níveis: títulos, golos e número de presenças record em competições nacionais e internacionais, de clubes e selecções. Marcou muitos golos, alguns dos melhores, mais difícieis e mais belos alguma vez marcados e só não marcou ainda mais porque não lhe deram oportunidade (eu sei que o Higuaín é uma máquina, mas com esta equipa acredito que o Raúl poderia ter feito tanto ou melhor e a sua presença em campo é sempre uma mais valia). A carreira não acabou, mas acabou a lenda de Madrid; com um bocado de sorte (para mim) ainda vai acabar a carreira no Manchester United ou noutro grande de Inglaterra, mas o mais provável é ir parar a um clube de segunda e desvanecer lentamente. Etc, etc, etc...

4 comentários:

Gonçalo R. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gonçalo R. disse...

E o post tá muito bom!! Parabéns.

Gonçalo R. disse...

Raul Gozalez Blanco, moço da cantera "Blanca", pé esquerdo único, simbolizando a mística do maior clube do mundo. Apesar de tudo o que ganhou, que não foi pouco, assim de cabeça, meia dúzia de campeonatos, e uma três "champions", deixa um sabor a pouco...
Seedorf, Giggs, Del Piero, Totti, Verón, Nesta, Cannavaro, Roberto Carlos, Inzaghi, Okocha,Beckham, Ronaldo (o 9), Rivaldo, Buffon... mais um, dois anos no máximo deixarão de jogar, mas foram estes senhores da bola que me fizeram gostar, amar perdidamente, este desporto ridículo e corrupto. Messi e Ronaldo (o 7) são apenas imitadores, bons, quiçá melhores, mas sempre copistas de uma geração (dos que já se retiraram: Figo, Nedved, Redondo, Ayala, Bergkamp, Larsson, Guardiola, Stam, Zidane, Overmars, Mancini, Shearer, Moller, etc etc) que trouxe o futebol a um novo patamar. Raul Gonzalez Blanco, membro com lugar cativo no Olimpo da bola.

A. Pessoa disse...

Sabes o que é curioso, Gonçalo? De todos esses grandes nomes do futebol moderno o que me deixa mais saudades é o ENORME Fernando Redondo! Mesmo sendo o Zidane o meu favorito. Aliás, o Real Madrid nesse tempo era qualquer coisa de genial, o Redondo e o Raúl na mesma equipa (os maiores!), muito bem acompanhados pelo Seedorf, Roberto Carlos, Hierro, Suker, Mijatovic. Lembro-me que foi mais ou menos nesta altura (96/97) que comecei a ver e a jogar futebol. E era bonito na altura pá! Grandes jogos na Liga dos Campeões, grandes equipas e grandes jogadores. É verdade que agora continuamos a ver grandes equipas e grandes jogadores, mas, para mim, falta qualquer coisa. Se calhar falta-me ter 10 anos e estar a descobrir o futebol, quando as coisas são novas parecem sempre melhores :)

E parece que o Raúl acabou por ir para o Schalke 04...